
Promessa é dívida, e como prometido trago aqui alguns filmes ou séries que considerei tão bons quanto ou até melhores que os livros:
Marley e eu – considerei tão emocionante quanto.
Auto da Compadecida – aqui acredito que porque o Ariano Suassuna já escreveu o livro em formato de peça, então ficou com uma linguagem mais próxima do cinema, embora teatro e cinema sejam um pouco diferentes. Tem algumas pequenas diferenças do livro para o filme, mas na minha opinião não impactaram na qualidade do filme.
O Código da Vinci – ficou bem próximo do livro.
Agora, uma das poucas exceções, na minha opinião, onde a série foi melhor. No caso, considerei melhor porque o livro foi escrito para uma época específica e a série foi modernizada, trazendo temas como: machismo, o papel da mulher, preconceito, homossexualidade e o questionamento a educação tradicional.
Estou falando da série Anne with an E baseada nos dois primeiros livros da série Anne de Green Gables.
Os dois são bons, mas os livros por incrível que pareça acabam tendo menos assunto. A série é maravilhosa, mas a última temporada deixou a desejar por não concluir algumas histórias.
Outro caso, dessa vez de filme, que considero exceção a regra é a série do Senhor dos Anéis. É que o livro traz muitos detalhes e eu achei cansativo, para ser sincera não consegui sair das primeiras páginas. Mas na verdade, para fantasia eu prefiro o formato áudio visual mesmo. No caso de livros gosto mais daqueles que nos fazem pensar e abordam melhor o lado psicológico e as motivações dos personagens.
E você já assistiu algum desses filmes, séries ou leu algum desses livros? Comenta aqui o que achou.
Em breve retomo esse assunto. Assine minha Newsletter para receber o aviso. Vou falar sobre livros de literatura nacional contemporânea que estão com previsão para serem lançados no cinema.

Leave a comment