Resenha do Livro Olhos D’Água

A Escritora Conceição Evaristo

Conceição Evaristo é uma escritora que atrai diferentes públicos. Ela escreve livros que trazem o negro, principalmente a mulher negra como protagonista. Dá voz a pessoas que devido a nossa triste história não tinham.  Mostra a realidade de pessoas, muitas vezes pobres, que não se enxergavam antes na literatura. É uma literatura que ao meu ver cumpre duas funções: gerar identificação para alguns e mostrar uma realidade desconhecida para outros. O que tem como consequência diminuir preconceitos e gerar empatia.

Um de seus livros, Olhos D’Água, fez parte das leituras obrigatórias para o vestibular da Unicamp.

Sinopse

Olhos D’água é um livro de contos pequeno que retrata histórias de pessoas negras e periféricas que passam por situações como: pobreza, maternidade, perda de pessoas para o mundo do crime, desinformação, sexualidade, entre outros.

Por que ler?

Impossível não se emocionar com as histórias e não gerar empatia pelos personagens. A escrita da autora é realista e ao mesmo tempo cheia de sentimento.

Confesso que enquanto escrevo senti vontade de reler Olhos D’água e ler mais livros da autora.

Meus dois contos favoritos do livro:

O primeiro que dá nome à obra porque fala sobre os sacrifícios de uma mãe e o último,  “Ayoluwa, a alegria do nosso povo”, onde eu senti uma pontada de esperança.


Comments

Leave a comment